terça-feira, 12 de agosto de 2008

PROQUALI 2008 - O que foi investido?

Conforme comentamos em nossa apresentação feita em sala de aula, eis a lista de equipamentos (de maneira geral) comprados através do PROQUALI 2008. Se vocês analizarem o que foi investido em equipamentos de informática encontrarão a cifra em torno de 580 mil reais.

Lista de Equipamentos adquiridos através do PROQUALI 2008/UFS


Pode parecer muito numa primeira visão, mais se analizarmos melhor e compararmos com a realidade da nossa universidade, veremos que muito pouco. Existem muitos laboratórios de Informática dedicados a ensino e pesquisa na UFS hj que possuem equipamentos completamente desatualizados. Alguns laboratórios possuem Office 97 com Windows 95.

Tomemos como exemplo o que foi gasto com a compra do novo ônibus da universidade, bonito, moderno e confortável, cerca de 500 mil reais, e que não era algo de primeira necessidade para a universidade no momento. Será que estes 500 mil reais (valor próximo ao que foi gasto pela UFS em Informática neste ano ) não seria melhor investido na reforma e atualização de muito destes laboratórios sucateados?

8 comentários:

anderson disse...

Eu sou totalmente a favor da compra do buzão. É um absurdo uma Universidade não ter pelo menos um ônibus a serviço da comunidade universitária.

Alexandre Gama disse...

Entendo sua indignação jovem Anderson. Mas o Sr. conhece a estrutura de informática da UFS? A maioria dos laboratórios estão sucatiados.Mas, sem dúvidas, isso é uma questão de prioridades e cada um tem a sua. Respeito sua posição apenar de discordar de forma frontal.

Aloísio Vilas-Bôas disse...

caros jovens,
o que está em debate aqui não é a compra ou não do ônibus. Isso é apenas um comparativo. Era extremamente necessária a aquizição do buzu e não acho que esse foi o erro, apenas é necessário ver que o que foi gasto na área de informática foi muito pouco dentro do que a universidade poderia fazer, já que teve a possibilidade de gastar quase a mesma coisa com um veículo.

anderson disse...

Os senhores se esquecem que eu estudo no mesmo ambiente que vocês e que eu também conheço a estrutura de informática da ufs. Ela não é das piores. Penso que o problema é muito mais administrativo do que falta de recursos. Os senhores perguntaram se eu conhecia a estrutura de informática, porém, os senhores já viajaram de pau-de-arara? A UFS está sendo o palco do EATIS, um evento internacionalmente conhecido! Imaginem agora os gringos andando de carroça. Saliento novamente que compra foi excelente para a comunidade universitária.

nelson luis disse...

Conforme Mr Vilas-Bôas comentou, o ônibus é necessário para a UFS. O que deve-se questionar é que no momento o investimento em informática na UFS foi muito pequeno, comparado ao que foi gasto com a compra do ônibus. Mr. Anderson, você já visitou o Laboratório de Informática do CCSA ou do CECH? é uma vergonha para uma instituição de ensino. É um problema de administração de recursos. Muitos desses equipamentos que virão serão para a reitoria, ou para outros departamentos administrativos. Ai caímos em outro problema que é a má distribuição de recursos. Era melhor investir o dinheiro em outras áreas e comprar o ônibus dentro daqui a uns 5 anos por exemplo. Acho que qualidade de ensino e pesquisa deve está no topo da fila.
Agradecemos gentilmente a sua colaboração e sua opinião dentro do contexto do nosso trabalho

danilo disse...

Gente, não só os laboratórios de informática são sucateados. Muitas áreas da UFS estão sucateadas e não só a informática necessita de atenção.

Vocês dizem que o ônibus não deveria ser priorizado, mas e o pessoal de engenharia florestal, agronomia, biologia ou outras áreas do campus que precisam de transportes para pesquisas extra-classe?
(posso não estar certo sobre os cursos, mas existem cursos sim que necessitam do auxílio do transporte)

Para eles, fazer uma viagem de van numa turma de n alunos é como se nós utilizássemos windows 95 ou 98.

Ônibus não serve apenas pra os alunos participarem de congressos.

Temos que pensar também no coletivo.


Apoio And4rson.

Marcus Vinicius disse...

Apoio Mr. MIB, sou a favor da compra do buzão, mas não por causa dos gringos e sim por causa do que danilo falou, existem outros cursos que precisam dele, assim como tb sou a favor das melhorias na universidade sejam elas quais forem. O que deve ser levado em conta, como já foi dito, são as prioridades. Como são definidas essas prioridades é que fazem de um reitor um bom administrador.

Marcelo disse...

Fornecendo um pouco de informação: a escolha de equipamentos para os cursos não cabe ao reitor e sim ao chefe juntamente com o conselho departamental. Se o seu departamento não vez a opção por melhorar a infraestrutura computacional, você deve cobrar e exigir deles, uma postura que atende as necessidades do ensino e da pesquisa do seu curso.