segunda-feira, 28 de julho de 2008

Equipamentos para a TV UFS

Em resposta a uma pergunta feita pelo grupo Tele Ovos, estou fazendo esse post. Uma das sugestões do grupo de telecomunicações é a criação da TV UFS e para a implantação dessa TV eles nos perguntaram quais equipamentos seriam necessários. Depois de me perguntar algumas vezes "que raios é preciso em uma TV???", eu decidi passar a pergunta adiante e deixei o Google fazer esse servicinho pra mim. Foi quando encontrei um arquivo .doc explicando como montar uma emissora de TV comunitária. Quem quiser ver o arquivo completo é só clicar aqui.
Nesse post tentarei resumir os equipamentos necessários.
A princípio é necessário um espaço para ser o estúdio. Esse estúdio deve ser tão grande quanto possível e será dividido em Sala de Controle e Estúdio de Gravação.
A captação pode ser dividida em captação de áudio, vídeo e iluminação. Para captar o áudio é necessário Microfones; Retorno de estúdio para o pessoal que está gravando poder se ouvir; Caixas de Som para monitorar o som ou fazer algum "barulho" quando necessário; Amplificador de aúdio para amplificar sinais baixos vindos da sala de controle para as caixas e retornos; e Ponto Eletrônico para a sala de controle se comunicar com o responsável ou apresentador do programa.
A captação de vídeo é feita através de Câmeras e Monitores. Para estúdio de tamanho médio, basta 2 ou 3 câmeras. Os monitores servem para quem está gravando poder conferir o resultado.
A iluminação é feita com Spots de Iluminação, que é a iluminação branca principal do estúdio.
Para a sala de controle existem diversos outros equipamentos, os quais cito abaixo.
Um VT, que normalmente é um vídeo cassete ou dvd, onde os materiais gravados são exibidos.
Uma Mesa de Corte/Edição, equipamento que combina todas as fontes de vídeo e permite selecionar o que vai ao ar com um simples toque.
Um gerador de caracteres (Auto-explicativo).
Um gravador, para gravar tudo que vai ao ar.
Um Monitor PGM, para monitorar a transmissão.
Uma Mesa de Som, a qual combina todas as fontes de áudio e seleciona qual fonte de áudio irá ao ar.
Algum equipamento que reproduza CDs.
Equipamento para gravação e reprodução de MDs para melhor controle de gravação.
Monitor de áudio para monitorar o som que está indo ao ar.
Também podem ser utilizados outros periféricos de áudio para redução de áudio ou equalização de som, por exemplo.
Uma Mesa de Iluminação para controlar a iluminação do estúdio de gravação.
Caso se queira fazer programas onde os telespectadores possam participar por telefone, será necessário um sistema de telefonia híbrida que comute a linha telefônica com a mesa de áudio sem gerar interferências e microfonia.
Computadores e cabos também são de fundamental importância para funções diversas e conexões entre os outros equipamentos, respectivamente.
Munido de toda essa parafernália, ainda é preciso realizar a transmissão. A transmissão pode ser feita através de equipamento chamado LINK, que na verdade se trata de receptor instalado na central da TV e um transmissor instalado na emissora.
Existem outras formas de transmissão, as quais podem ser visualisadas no arquivo que citei no início do post.
Além de todo o equipamento, o arquivo também fala da questão de pessoal para trabalhar na emissora, o que é interessante para o grupo de pessoas.
"Basicamente" é isso.

Um comentário:

anderson disse...

vlew feitoza... mt esclarecedor!